quarta-feira, 9 de junho de 2010

COMO PIG NOTICIA O SUCESSO DO BRASIL

O noticiário televisivo quase entrou em colapso essa semana. Não fosse a larga cobertura da Copa do Mundo, com reportagens pitorescas sobre a África do Sul, combinadas com polêmicas tolamente fabricadas, como por exemplo, picuinhas entre os atletas, os editores da parte de política teriam que rebolar mais do que já fizeram.

Isso porque o Pig já esgotou seu estoque de notícias para tentar denegrir a imagem do Brasil. Depois de explorarem à exaustão os desdobramentos do acordo Brasil – Turquia – Irã, e o desrespeito dos EUA, evidenciando a vassalagem aos irmãos do norte, tentar criar um fato em cima dos dossiês e depois se arrependerem, já que o feitiço se virará contra o feiticeiro, a pauta dessa semana se prendeu aos indicadores econômicos do primeiro trimestre.




Como noticiar que o PIB brasileiro cresceu 9% em relação ao mesmo período do ano anterior? E demais para quem quer derrubar o governo! Mostra que, de fato, o Brasil foi o último país a sentir os efeitos da crise e o primeiro a superá-los. Como disse Lula, a tsunami chegou aqui com força de marolinha. A tática é a seguinte: apresentadores anunciam até com certo entusiasmo as notícias positivas da economia. Entra uma reportagem, com o caráter mais factual, e narra números expressivos combinados com imagens de supermercados, shopping, indústrias. Depois, aparecem os “urubuditos”, mistura de urubu com erudito, para enfiar na cabeça do telespectador uma série de poréns e entretantos.

Os profetas do apocalipse, os agourentos “especialistas” que são chamados a opinar (sempre desfavoravelmente ao governo Lula) arranjaram uma brecha: esse ritmo de crescimento é insustentável em longo prazo, expondo o risco de superaquecimento, o consumo das famílias está acima do que eles permitem, vai gerar inflação, vai aumentar a dívida...

Engraçado que a receita do capital para combater as crises, qualquer que seja a crise, é sempre a mesma: um “pacote de austeridade”, verdadeiro saco de maldades contendo arrocho salarial, majoração de impostos, controle dos gastos públicos, polícia baixando o cacete sobre os manifestantes trabalhadores. Essa receita por sua vez gerará outra crise, que será combatida pelos acólitos do mercado da mesma forma, num ciclo interminável de penúria para o povo e concessões generosas aos escroques pomposamente chamados de “investidores”.

Fosse à época da ditabranda da Folha, estaríamos vivendo um milagre econômico. Hoje, com mais propriedade, poderíamos dizer “nunca antes na história desse país (ou até do mundo) o crescimento da economia foi visto como um problema”. Mas eis que surge nova bomba no colo da imprensa: inflação registra queda no último mês. Qual será o contraveneno do Pig?

Aposto que acharão os itens que mais aumentaram...


Links sobre o tema:

http://vendedordebananas.blogspot.com/2010/06/pib-bomba-9aa-investimento-tambem-tem.html

http://partisanrs.blogspot.com/2010/06/para-oligopolio-midiatico-crescimento.html

http://anaispoliticos.blogspot.com/2010/06/noticia-ruim.html



Um comentário:

patrick disse...

Pois é Marco, o PIG realmente se superou ao explicar a mazela do crescimento econômico. Talvez dê, aos patrões dos jornalistas de plantão, engulhos ao observar a patuleia podendo comprar iogurt no café da manhã ou então conseguir comprar uma nova máquina de lavar. Devem amaldiçoar essa mania de pobre querer levar uma vida melhor.
Só pra ilustrar um fato interessante: Em meio ao arrocho fabuloso imposto ao povo grego, que vai colocar todo o país para pagar uma conta que não é deles, e que coloca o Estado grego em uma situação fiscal e tributária muito complicada, chega a notícia que os banqueiros e investidores com negócios na Grécia bateram recordes de faturamento.
Parece uma piada, não?
O Estado salvou o pescoço dos canalhas para depois ser alvo de uma série de regras empurradas goela à baixo destinadas a restaurar e ampliar o faturamento da banca.
Eu só consigo me perguntar até quando...