sábado, 26 de novembro de 2011

PARA APRENDER

Uma vez, aqui nesse blog mesmo, disse que tinha um filósofo da história favorito. Entre o irônico e o ridículo, descobri que o meu filósofo da história favorito também tem um. Domenico Losurdo dedicou boa parte de seus estudos à compreensão dos escritos de G. W. F. Hegel.
Descobri também uma entrevista com Losurdo realizada por um brasileiro, Giulio Gerosa. A entrevista está dividida em 12 vídeos, cada um versando sobre uma indagação.
No total, pouco mais de uma hora. Que valem mais do que dias de leitura de jornal, anos de conversa fiada "acadêmica" ou mesmo décadas de informação televisiva. É uma aula com A maiúsculo, para quem se propõe a entender o mundo em que vivemos como conseqüência da história das idéias e das atitudes políticas.
Losurdo é instado a responder sobre questões que variam de temas universitários, como as idéias fetichistas de Nietzsche e Foucault, até à importância do comunismo nos dias atuais (ao que sai-se com uma resposta brilhante).
Losurdo é marxista, mas isso não o transforma em mais um hermético intérprete do alemão. Ao contrário, demonstra rara capacidade de relacionar teorias com as épocas correspondentes e extrair delas o "núcleo" perene que perpassa geração após geração. No caso dele, e no de quem lê e faz esse blog, o âmago do ideal é a emancipação e libertação da humanidade.

Nenhum comentário: