sábado, 30 de abril de 2011

REALISMO FANTÁSTICO

Podgarić
A expressão do título se refere a uma escola literária surgida na América Latina no século passado cujo aspecto mais chamativo é a mescla de elementos fantasiosos, mágicos, ao dia a dia dos personagens como se fossem absorvidos no cotidiano com absoluta naturalidade.











Zenica
Outra característica é o tempo, contado de forma totalmente distinta do cronológico. A distorção faz com que o presente pareça repetir o passado e o futuro seja contado com nostalgia.













Sinj
O conterrâneo J. J. Veiga foi uma expressão local dessa maluquice. Seu livro "A Hora dos Ruminantes" foi leitura obrigatória para o Vestibular da UFG quando eu o prestei.
Mas acho que não houve expressão desse movimento na escultura ou na arquitetura.











Nikšić
Já o realismo socialista foi o estilo artístico que marcou a estética dos países do leste europeu, também no século passado. As pinturas de Lênin no parlatório, os cartazes ufanistas, posters celebrando os valores deliberadamente defendidos pelo Estado, além da arquitetura monumental, das habitações coletivas aos prédios públicos.









Sisak
O Realismo Socialista propõe uma arte engajada ideologicamente, feita para o povo e para servir os interesses do povo. Os temas desta arte serão soviéticos, prosperidade dos Kolkhozes, alegria do trabalho coletivo, altos feitos dos heróis militares e civis, etc.










Ostra
Estes temas devem ser expostos de forma acessível á compreensão das massas populares. A paisagem pura e a natureza morta são condenadas bem como toda a arte indiferente à realidade social.












Kamenska
A pintura do Realismo Socialista é uma arte figurativa que tem as suas origens no Realismo Oitocentista iniciado por Courbet. Já a arte tridimensional abusa dos novos materiais, como as estruturas metálicas e o concreto armado.











Brezovica
Não sou crítico de arte, mas também não sou um ignorante contumaz na matéria. Por força das minhas "experiências pregressas" (acho lindo esse pleonasmo) fui obrigado a estudar história da arte com rasa profundidade. Isso não quer dizer nada, desde a primeira aula, onde aprendemos que a obra de arte é objeto de "fruição" dos mais excelsos sentimentos que possamos nutrir.







Mitrovica
Mesmo assim, coloco a teoria de lado para dizer se gosto ou não das manifestações artísticas com as quais me deparo. Muito coisa não me diz porra nenhuma. Acho a arte gestual (Jason Pollock), por exemplo, lixo, esterco cultural. Já essas fotos me falam alto ao coração.











Kadinjača
Assim, apesar do título dessa postagem não ter nada a ver com o conteúdo em si, o escolhi por que senti uma presença inacreditável nas fotos. A aparência de completo abandono dá um tom ainda mais sobrenatural às figuras. É real, mas não parece. Integra o cenário, mas parece montagem.










Kolašin
Sei que muitos dirão que governos, capitalistas ou socialistas, são perdulários quando se propõem a deixar um legado na história. Daí a expressão "obra faraônica". Mas não vou polemizar com os que defendem esse ponto de vista.












Tjentište
Aqui temos 26 monumentos iugoslavos abandonados à própria sorte, como se representassem o futuro que jamais existirá. Talvez falemos do retro-futurismo.












Makljen
Estas estruturas foram encomendadas pelo ex-presidente iugoslavo Josip Broz "Tito" entre 1960 e 70, para rememorar alguns locais de batalhas da Segunda Guerra Mundial (como Tjentište, Kozara e Kadinjača), ou campos de concentração (como Jasenovac e NIS).










Knin
Eles foram concebidos por diferentes escultores (Dušan Džamonja, Vojin Bakic, Miodrag Zivkovic, Jordan e Iskra Grabul, para citar alguns) e arquitetos (Bogdan Bogdanović, Gradimir Medaković ...), transmitindo um impacto visual poderoso, para mostrar a confiança e a força da República Socialista.









Korenica
Na década de 1980, estes monumentos atraíram milhões de visitantes, sobretudo jovens ciosos de sua "educação patriótica". Depois que a Federação de Repúblicas se dissolveu, no início de 1990, eles foram completamente abandonados, e seus significados simbólicos perdidos na eternidade.









Košute
De 2006 a 2009, o fotógrafo Jan Kempenaers excursionou pela ex-Iugoslávia (atual Croácia, Sérvia, Eslovênia, Bósnia e Herzegovina, etc) com a ajuda de um mapa de 1975 de memoriais, trazendo diante de nossos olhos uma série de imagens melancólicas e ainda impressionantes.










Niš
Suas fotos levantam uma questão: esses monumentos continuam a existir como esculturas puras? Por um lado, sua condição física e institucional, dilapidada e negligenciada, refletem uma abordagem geral da fratura social histórica que aquele povo sofreu. Por outro lado, eles ainda são de uma beleza estonteante, sem qualquer significado simbólico.








Sanski Most
Numa interpretação poética da história, para as novas gerações, fica a idéia de que os socialistas foram gigantes que habitaram a terra em tempos imemoriais. Seres miológicos que seguiam a lógica dos criadores de Stonehenge ou Averbury, por exemplo?










Jasenovac
A idéia de marcar a história, de deixar um legado superior à perenidade da vida. Expressividade e solenidade combinadas. Surpreende que ainda tenham tenham sido pano de fundo para algum filme de ficção científica.











Ilirska Bistrica
Já numa interpretação mais materialista, condizente com a conjuntura marxista em que foram criadas, talvez estejam aí apenas cumprindo seu propósito: se deteriorar naturalmente, pois o tempo passa.












Grmeč
É realmente fantástico, pois elas já não servem qualquer declaração política, e acabam por encontrar sua função real: meditar sobre a condição humana. Suscitar a reflexão de que nada detém o trem da história











Kozara
Capas de disco de rock progressivo em potencial, bem ao estilo do The Division Bell, do Pink Floyd, o estado de abandono destes monumentos confere algum charme; afinal, alarmante seria se as pessoas se importassem com eles.











Kruševo
Há uma obra que guarda alguma semelhança visual na Bulgaria. Mas as significações são inteiramente distintas.
http://www.buzludja.com/












Tjentište
Infelizmente, estes pontos permaneceram quase que no anonimato para nós, ocidentais com poucos ou nenhum acesso às coisas do Leste Europeu. Aprendemos simplesmente a temê-los. Estes locais jamais fariam parte de best sellers como "1001 lugares para visitar antes de morrer" ou coisa que o valha.










Kosmaj
Uma imagem vale mil palavras - Confúcio















Petrova Gora
A grana que ergue e destrói coisas belas. O irônico é que esse exemplar hoje abriga uma torre de celular em seu cume.

4 comentários:

james brasil de kur disse...

MArco, que figuras interessantes.
Nunca tinha visto coisa igual.
Arquitetura é coisa de gênio.
Onde conseguiu estas fotos?

Márcio Scott Teixeira disse...

Como você escreveu bem, nada detém o trem da história.
Para mim o que deu esse ar de abandono foi o pensamento separatista das repúblicas da ex-Iugoslávia, já que elas transmitiram uma ideia de nação iugoslava integral e unida.

Marco disse...

Companheiro,

As fotos são de monumentos iugoslavos, construído na era Tito. As imagens estão disponíveis no próprio site do fotógrafo e pela rede:
http://www.jankempenaers.info/
http://lugaresesquecidos.blogspot.com/
Outros links interessantes são os sobre posteres soviéticos, que dão alguma medida do estilo chamado "Realismo Soviético"
http://sovietposter.blogspot.com/
http://www.crestock.com/blog/design/propaganda-design-aesthetics-soviet-retro-posters-118.aspx
http://www.internetvibes.net/gallery/old-ussr-posters-about-stalin-and-soviet-people-from-30th/
http://www.sovietposters.com/
Estes são pintura, e não arquitetura ou
escultura...

Marco disse...

Márcio,

Realmente enquanto Iugoslávia unificada eles deixaram de ter sentido. Mas as informações que recolhi na net dão conta que estão espalhados por todas as repúblicas.