domingo, 30 de outubro de 2011

DEPOIS DA CANALHICE, O REMORSO

http://quemtemmedodademocracia.com/2011/10/30/cancer-de-lula-faz-folha-de-s-paulo-se-envergonhar-das-cobras-que-criou/

Seguindo dica da amiga Luciana Rocha, o QTMD? reproduz abaixo dois textos da Folha de S. Paulo. Estão envergonhados das pessoas que desejam a morte de Lula e que pedem que ele vá para o SUS. Não digo com isso que querer que Lula vá pro SUS seja querer sua morte, muito ao contrário. O INCA, que pertence ao SUS, é centro de referência no tratamento de câncer. Mas muitos brasileiros têm, de fato, expressado o desejo de ver Lula morto. E, ao que parece, isso está envergonhando até a Folha. Mas quem alimenta cobras, o que pode esperar senão veneno?

SOB ANONIMATO, BRASILEIRO NÃO É SOLIDÁRIO NO CÂNCER
por Xico Sá

É, tio Nelson, o brasileiro, quando protegido pelo anonimato, não é solidário nem no câncer.
E não estamos batucando na tecla e no lengalenga do politicamente correto. Corta essa.
O brasileiro não é solidário nem no câncer em muitas ocasiões.
É o que vemos nos comentários de blogs e redes sociais agora em relação à doença do ex-presidente Lula.
Nas ruas, nas famílias e na missa de corpo presente, ainda vale a comoção, a compaixão, piedade e outros sentimentos.
Sob o capa de um anônimo e furioso Batman, o ataque dos comentaristas é fulminante, a doença vira metáfora para o desabafo e a ira política dos fundamentalistas que enfrentam diuturnamente o lulismo-petista.
“Minha suspeita é que a interatividade democrática da internet é, de um lado um avanço do jornalismo e, de outro, uma porta direta com o esgoto de ressentimento e da ignorância”, escreveu Gilberto Dimenstein, espantado com as manifestações recebidas na caixa de comentários da sua coluna aqui na Folha.com.
Vasculhando as caixas postais de vários blogs e colunas que trataram sobre o assunto, observamos que não é um caso isolado. É tendência. Tem, mas está faltando a referida solidariedade.
Agora vemos o personagem Edgar, da peça “Bonitinha mas ordinária”, do tio Nelson Rodrigues, salivando, obsessivo, atribuindo a sentença ao Otto Lara Resende: ”O mineiro só é solidário no câncer.”
O mineiro aqui entra como parte pelo todo, claro, mas deixemos o próprio canalha Edgar com o verbo, de novo:
“Mas olha a sutileza, não é bem o mineiro, ou não é só o mineiro. É o homem, o ser humano. Eu, o senhor ou qualquer um, só é solidário no câncer. Compreendeu?”
É, tio Nelson, este último reduto da solidariedade está indo para o saco. Pelo menos no baile de mascarados da internet.

O CÂNCER DE LULA ME ENVERGONHOU
por Gilberto Dimenstein

Senti um misto de vergonha e enjoo ao receber centenas de comentários de leitores para a minha coluna sobre o câncer de Lula. Fossem apenas algumas dezenas, não me daria o trabalho de comentar. O fato é que foi uma enxurrada de ataques desrespeitosos, desumanos, raivosos, mostrando prazer com a tragédia de um ser humano. Pode sinalizar algo mais profundo.
Centenas de e-mails pediam que Lula não se tratasse num hospital de elite, mas no SUS para supostamente mostrar solidariedade com os mais pobres. É de uma tolice sem tamanho. O que provoca tanto ódio de uma minoria?
Lula teve muitos problemas --e merece ser criticado por muitas coisas, a começar por uma conivência com a corrupção. Mas não foi um ditador, manteve as regras democráticas e a economia crescendo, investiu como nunca no social.
No caso de seu câncer, tratou a doença com extrema transparência e altivez. É um caso, portanto, em que todos deveriam se sentir incomodados com a tragédia alheia.
Minha suspeita é que a interatividade democrática da internet é, de um lado um avanço do jornalismo e, de outro, uma porta direta com o esgoto de ressentimento e da ignorância.
Isso significa quem um dos nossos papéis como jornalistas é educar os e-leitores a se comportar com um mínimo de decência.

5 comentários:

Alberto Bouchardet disse...

Graças aos céus que no Brasil, mais precisamente em São Paulo, existe um centro de referencia para tratamento do cancer.Se assim não o fosse, Lula mereçe até mesmo tratar fora do país. Em Cuba por exemplo.
O que não merecemos é a morte desse guerreiro que mudou a historia desse meu Brasil. Me orgulho de ser brasileiro e isso aconteceu depois de Lula.
Força e Paz Lula.

Rogerio disse...

Quando a gente vê familiares postando esse tipo de lixo fascista, rascista e primitivo nas redes sociais, sente vergonha da própria família.

Força, Lula, fique bom e recupere sua voz para voltar à presidência em 2018. Até lá, continue assombrando os viralatas e levantando o nome do Brasil no mundo!

Rogerio disse...

Questão de encaminhamento: Sr. Presidente do Antipig, por favor coloque a formatação de forma que os links auto-atualizados voltem à parte superior. Abraços!

Guilherme disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme disse...

Querem prova mais cabal que ainda que a PIG paulista está envergonhada??

http://www1.folha.uol.com.br/poder/999811-internautas-usam-doenca-para-atacar-lula.shtml