sábado, 17 de julho de 2010

OFENSA ÀS NORMAS DO PIG

A Playboy Entertainment anunciou, que vai rescindir o contrato com a versão de Portugal por causa da edição que homenageia o livro “Evangelho segundo Jesus Cristo”, de José Saramago. A duração da versão portuguesa da revista foi curta. O primeiro número saiu em março de 2009, com a cantora Mônica Sofia na capa.
A homenagem ousada retratava a figura de Jesus Cristo, tal qual a Igreja o imagina, um superstar de olhos azuis, cabelos longos e barba de astro de cinema. É pouco provável que um judeu da Galiléia tivesse essa aparência, mas o imaginário popular assim o absorveu. A revista representou passagens do livro de Saramago não só na capa, mas também nas páginas centrais. O livro, de 1991, marca o rompimento definitivo de Saramago com a Igreja Católica, instituição ainda muito forte em Portugal.
“Não vimos nem aprovamos a capa e as fotografias do número de Julho da Playboy Portugal. Trata-se de uma violação chocante das nossas normas e não teria sido permitida a publicação, se tivéssemos conhecimento antecipado”, declarou Theresa Hennessy, vice-presidente da Playboy, ao site Gawker.
Quais normas foram ofendidas? De repente, Playboy virou uma seita de virgens vestais, apesar de tratar mulheres como objetos de consumo e onanismo desde sua criação, lá nos anos 50 do século passado.
O falso moralismo, o papel de guardião dos bons costumes, é uma das características mais marcantes do PIG. A capa da Playboy portuguesa é forte, mas criativa e moderna. Melhor do que vestir uma mulher de coelhinha com o rabo arrebitado e dedinho na boca. Que é o que a Playboy faz há 50 anos, variando muito pouco sobre o tema.
A Playboy brasileira há algum tempo abdicou da suposta intelectualidade das famosas entrevistas e se converteu em mais uma das opções fetichistas para vermos celebridades nuas. Sua linha editorial segue a cartilha da Abril, capitaneada pela Veja. A revista, que já teve Juca Kfouri como diretor, se transformou em mais um braço armado do PIG. Uma arma leve, que intercala piadinhas contra Fidel, Chávez com “dicas” para fracassados comerem mais garotas e americanas siliconas em pêlo.


Saramago morreu aos 87 anos, em sua casa nas Ilhas Canárias, e foi considerado um dos grandes nomes da literatura contemporânea mundial. Seu livro “Ensaio sobre a cegueira” lhe rendeu o Nobel de Literatura.

Fontes:
http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2010/07/07/imprensa36784.shtml
http://www.oreporter.com/detalhes.php?id=22413
http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2010/07/08/imprensa36823.shtml
http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2010/07/15/quais-as-normas-mesmo/Link


2 comentários:

Márcio Scott Teixeira disse...

As normas da Playboy devem ser assim: pode mostrar mulheres nuas, desde que não ofendam ninguém. hehehehehehe

Marco disse...

O pior não é isso, o pior é que eu achei uma capa da Playboy mexicana em que uma modelo se vestia de Virgem Maria e aí pode!
O link é do blog "O Calhamaço dos Embustes" (espaço após 12/):
http://embusteiros.blogspot.com/2008/12/
mxico-virgem-maria-capa-da-playboy.html