terça-feira, 19 de outubro de 2010

À luz dos números

A pesquisa do Vox Populi divulgada hoje apresenta Dilma com 51% das intenções de voto contra 39% do queridinho do PIG. Dilma tem então, de acordo com a pesquisa, 57% dos votos válidos. Mais importante do que as grandezas em si, é o fato de que as pesquisas feitas mais recentemente parecem indicar o estancamento da transferência dos votos da Marina para o candidato demo-tucano. Ao levarmos em conta as margens de erro, Serra está girando em torno de números parecidos.

Nas pesquisas realizadas no segundo turno, Serra obteve 40% na primeira pesquisa da Vox Populi; 43% na Sensus/CNT; 43% no Ibope; 41% nas duas pesquisas da Datafolha.

Dilma apareceu com 48% na primeira pesquisa da Vox Populi; 47% na Sensus/CNT; 49% no Ibope; 48% na primeira pesquisa da Datafolha e 47% na segunda.

A novidade é que ao que tudo indica Serra não conseguiu transformar a tal "onda verde evangélica" que veio pela direita em um movimento ascendente. A tal onda parece já ter atingido o seu pico máximo e agora o movimento é de acomodação dos números serristas. O efeito da onda de boataria sustentada pela direita cristã não pode ser desprezada, mas também parece ter atingido o seu clímax e apesar dos evidentes estragos também parece ter encontrado a acomodação dos números. Entre os evangélicos, Serra lidera com 44%, mas Dilma segue colada com 42%; entre os católicos, as posições se invertem e Dilma aparece com 54% contra 37% do demo-tucano.

Os números servem para mostrar que ao que tudo indica a militância tem tido efeito. Um grande número de manifestos assinados por diversos segmentos com grande efeito de potencializador de votos têm surgido, como o de professores universitários, intelectuais e artistas. Na fronteira da internet, a militância também tem se mostrado atenta e combativa. Embora o presidente Lula, conforme comentou Paulo Henrique Amorim, tenha sido relativamente contido pelo PIG no segundo turno justamente pela acusação de "marionete" que a mídia tenta impigir a Dilma, a campanha petista tem sido capaz de contornar os estragos e Dilma parece ter conseguido dissipar a surpresa negativa do segundo turno.

Alguns estudiosos dizem que nos casos de uma sequência de pesquisas a média ajuda a diluir pontos fora da curva. Nesse caso, Dilma teria 48,33% e Serra 41,16%, sem descontar os votos brancos e nulos. Os números continuam a pedir toda a atenção da militância no intuito de converter os votos indecisos ou mesmo roubar algum voto serrista menos convicto (esse do rebanho marinista). O importante, no entando, é a mudança de humor da militância. A demonstração de intelectuais e artistas é uma amostra da mudança do tom da campanha. Muita gente comparou com a onda de apoio de artistas e intelectuais a Lula em 1989 e realmente existem semelhanças, mas a grande diferença é que em 2010 existem números que podem ser comparados e a pergunta "de que lado você quer estar?" tem mais substância para todos os eleitores.



Um outro vídeo bastante criativo comparando números. Lembrando que contra fatos não há argumentos

Nenhum comentário: