sexta-feira, 5 de agosto de 2011

CÍRCULO DE FOGO

Assisti pela enésima vez Círculo de Fogo (Enemy at the Gates, ao pé da letra). Apesar do elenco hollywoodiano, é uma película onde prepondera a visão européia da II Guerra Mundial. Os Estados Unidos sequer são citados.
Acho que todos os leitores deste blog já conhecem o enredo. Mesmo assim, prefiro não revelar nada além do fato de que a trama põe em confronto Vassili Zaytsev, mítico soldado soviético, forjado no cenário Sibéria, Frio, Fome, uma bala, Urso, Homem e do outro lado, o arquétipo do Übermensch alemão, preciso, frio e calculista, o Major König. O pano de fundo é a Batalha de Stalingrado, ponto de inflexão da história.
Tudo isso me inspirou a publicar, em capítulos, uma historieta sobre a batalha do socialismo contra o fascismo. Me irrita profundamente a leitura liberal da história que tenta aproximar Hitler e Stálin, e os transforma em inimigos da democracia ocidental andado de mãos dadas pelos jardins da perversidade.
Se não fosse o povo soviético em armas, o Exército Vermelho, a corda teria roído... Sabe-se-lá qual seriam as consequências...
Não me acusem de plágio. Ao longo das postagens, eu darei os créditos a quem de direito.


Nenhum comentário: