quinta-feira, 25 de agosto de 2011

"ESPERE POR MIM"

Um dos poemas mais comoventes que retrata a situação do soldado russo no front de guerra do ano de 1941, dilacerado pela tragédia da guerra e a esperança de um dia sair dela vivo e vitorioso, foi escrito por Konstantin Simonov. Disse ele:


Espere por mim, que eu retornarei - só espere com muito ardor;

Espere da mesma forma quando você sentia-se triste pela chegada da chuva amarela;

Espere quando o vento varrer os flocos de neve; espere no mais intenso calor;

Espere quando os outros, esquecendo-se dos seus dias anteriores, pararam de esperar;

Espere mesmo quando de longe não mais chegarem cartas para você;

Espere mesmo quando os outros já cansaram de esperar;

Espere mesmo quando a minha mãe e o meu filho pensarem que eu não existo mais;

E quando os amigos sentados ao redor do fogo brindarem à minha memória,

Espere, e não te apresses também em beber com eles pela minha memória;

Espere, pelo meu retorno, a despeito de todas as mortes;

E deixe aqueles que não me esperaram dizer depois que eu tive sorte;

Eles nunca vão entender isso, pois em meio a tanta morte,

Tu, com a tua espera, conseguiste me salvar;

Somente você e eu sabemos como eu sobrevivi –

É porque você me esperou quando ninguém mais o fazia.”




Konstantin Simonov

Nenhum comentário: